Dia 10 de Setembro, assinala-se o dia mundial para a prevenção do suicídio. Por este motivo, celebramos o Setembro Amarelo, para consciencializar cada vez mais pessoas de que este tema é uma tema de saúde pública, de que o bem-estar deve ser uma prioridade para todos nós, enquanto pessoas, familiares, amigos, organizações e sociedade.
Os dados são alarmantes quando paramos para os refletir. De acordo com a Organização Mundial da Saúde todos os anos cometem suicídio aproximadamente 700.000 pessoas. Em Portugal, estima-se que pelo menos 3 pessoas se suicidam por dia. De acordo com a ordem dos psicólogos portugueses, o número de tentativas de suicídio é cerca de 25 vezes superior ao número de suicídios.
A grande maioria de pessoas que morreram por suicídio sofria de problemas de saúde mental, tal como a depressão, o consumo de álcool ou substâncias ilícitas. Há vários motivos que levam a uma pessoa a suicidar-se e por isso é importante que estejamos atentos a qualquer sinal, nas nossas organizações, no nosso círculo de amigos ou familiares.
Criamos uma infografia para poderes divulgar junto dos teus colaboradores. É importante que cada um de nós saiba que recursos estão disponíveis para que nos momentos de crise possamos utilizar ou até ajudar quem precisa.
Como podem as organizações e o departamento de RH ajudar na prevenção de suicído?
Todos nós podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa, no entanto, as organizações têm um poder de fazer a diferença numa escala maior e incentivar outras organizações a fazerem também essa diferença. Partilhamos algumas sugestões para cultivar uma cultura de bem-estar e fazer a diferença na vida dos seus colaboradores:
- Fale sobre este tema abertamente, seja em reuniões, através de workshops, palestras, infografias, convívios, etc.. Falar e dar ferramentas sobre saúde mental em contexto profissional é importante para que quando, seja necessário, os seus colaboradores tenham o espaço psicológico para mostrar a sua fragilidade e saber que a sua empresa é também um recurso para ultrapassar essa fase.
- Invista em benefícios de saúde mental, seja através de consultas de psicologia ou do seguro de saúde que tenha acesso a uma rede de psicólogos, seja através de atividades físicas ou atividades de relaxamento ou de mindfullness. Incentivar a prática de exercício físico regular contribui para uma saúde mental de qualidade. Crie pequenos desafios como dar 10 000 passos por dia ou porque não ter um personal trainner na empresa para todos?
- Crie canais de comunicação específicos para falar sobre saúde mental, para poderem dar feedback ou até sugestões, como por exemplo, formulários, chats, fóruns anónimos, entre outros.
- Mapeei o nível de stress da sua empresa. Esta pode ser uma ótima ferramenta para poder desenvolver ações, programas que vão de encontro às reais necessidades dos seus colaboradores. Este mapeamento pode ser feito através de líderes de equipa, através de questionários, de conversas descontraídas nas pausas, de comportamentos que os colaboradores tenham, etc.
- Ter um espaço descontraído no escritório. Ter um espaço com uma decoração e ambiente para promover a calma e o bem-estar pode ser uma solução para acalmar nos momentos de maior tensão.
- Dias de saúde mental “on-demand”. Permitir que os colaboradores possam tirar dias específicos ou horas para cuidar da sua saúde mental, sem a necessidade de justificar o motivo.
- "Desconectómetro" – Pausas Tecnológicas Obrigatórias. Criar uma política de "pausas tecnológicas", onde em certos períodos do dia ou da semana, os colaboradores são incentivados a desligar-se completamente dos seus dispositivos eletrónicos. Estas pausas podem ser acompanhadas por atividades alternativas como caminhadas, sessões de leitura ou socialização.
- Terapia de Arte: Oferecer workshops de terapia de arte como formas alternativas de autoconhecimento. Estas técnicas podem ajudar os colaboradores a explorar e resolver questões internas de forma criativa e não convencional. A arte pode desbloquear a criatividade que o seu colaborador necessita para criar ou terminar o projeto do ano.
Estas são algumas das sugestões que poderão fazer a diferença, partilha connosco o que já não dispensas na tua empresa ou quais destas sugestões irás implementar, queremos acompanhar o processo.